Sindicato quer ouvir a categoria sobre saúde mental: preencha o formulário de pesquisa
Reuniões do GAS devem começar ainda no mês de março
O Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região (SEEBPel) quer ouvir a categoria para dar início às ações do Grupo de Ação Solidária (GAS). O formulário, que está disponível clicando aqui , assegura total anonimato dos participantes, abrindo espaço para os relatos e as demandas da base. Além disso, permite que seja escolhido o melhor dia e o melhor horário para a realização dos encontros, que ocorrerão de forma mensal.
“Nossa diretoria percorreu um longo caminho de preparação e organização das ações voltadas para a Saúde da categoria bancária. Já em 2023 tivemos, no Movimenta Bancário, o pontapé inicial sobre o debate e as ações para a promoção da saúde física e mental. Agora, em 2024, o nosso foco total será oferecer uma grande estrutura de apoio na área de saúde mental, tendo em vista a enorme demanda que temos dos bancários à respeito deste tema. A retomada do GAS será o primeiro passo, mas, a partir dele, iremos avaliar a incorporação de novas ações, conforme a demanda”, comenta o diretor Sérgio Seus ao avaliar todo o trabalho que vem sendo realizado pelo Sindicato na promoção da saúde física e mental dos bancários.
Formação
Ao longo do ano de 2023, diretores do SEEBPel estiveram participando do Curso de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), em São Paulo, e puderam reunir dados e informações importantes para a retomada do GAS em Pelotas. Ainda em outubro do referido ano, bancários e bancárias de Pelotas e Região reuniram-se, no Del Pátio Eventos, para o lançamento do Projeto, que, com a atual gestão, entra em uma nova fase. “Diante do cenário que se apresenta, o Sindicato tem procurado adaptar as experiências anteriores à nova realidade dentro das agências – o que se reflete no aumento do assédio e da sobrecarga de trabalho, ocasionando o aumento, também, do adoecimento físico e mental dos trabalhadores. Por isso a importância de pensarmos a melhor forma de acolhimento de todos aqueles que nos procuram”, ressalta a diretora Francine Fagundes.
Importância do preenchimento do Formulário
Na última semana, como parte da reta final de preparação dos diretores do Sindicato para a execução do GAS, em Pelotas, a diretora Francine esteve participando de uma Roda de Conversa organizada pelo Departamento de Saúde do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região. O evento, que ocorreu na capital gaúcha, marcou o Dia Mundial de Combate às LER/DORT. Conforme explica Francine, todo este momento prévio ao início das atividades, em Pelotas, é decisivo para que se tenha êxito no processo, mas a participação da categoria no preenchimento do formulário que está sendo disponibilizado pelo Sindicato também se mostra de fundamental importância, uma vez que, é a partir deste retorno, que serão organizadas as ações do GAS.
“Contamos com a colaboração dos colegas da nossa base para que possamos organizar estes últimos detalhes e já marcarmos, com a maior brevidade possível, o primeiro encontro do Grupo. Todos estes encontros de formação que estivemos participando nos ajudaram na elaboração da dinâmica que iremos adotar, aqui, em Pelotas, considerando tudo aquilo que teve um retorno positivo, em experiências bem-sucedidas em outras cidades, mas, também, considerando a nossa realidade local e adaptando tudo isso às demandas que nos forem apresentadas pelos bancários que se somarem ao projeto”, disse a diretora do Sindicato.
Ao reforçar a mensagem da colega, o diretor Sérgio Seus lembra, também, que a estrutura de trabalho do GAS, em Pelotas, já está toda organizada e contará com profissionais da área da Psicologia e do Serviço Social, além de uma parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na figura da professora Thaíse Mendes Farias, por meio de um projeto de extensão junto ao curso de Psicologia.
“Tão logo as colegas e os colegas bancários respondam aos questionamentos disponibilizados pelo formulário, já poderemos começar os trabalhos do GAS, com a certeza de que este longo caminho de diálogo, em diferentes localidades e espaços de debate, nos possibilitaram fazer as melhores escolhas para a categoria”, enfatiza o dirigente sindical.
Fale conosco
Para mais informações ou dúvidas quanto ao preenchimento do formulário, basta entrar em contato com Sindicato pelo e-mail: [email protected] ou (53) 984373627 (Whatsapp).
Redação: Eduardo Menezes – SEEBPel