Solidariedade movimenta vaquinha para ajudar pescadores da Colônia Z-3

Em meio às enchentes devastadoras que atingiram a região, a comunidade de pescadores da Colônia Z-3 em Pelotas enfrenta um futuro incerto. As famílias dependem da pesca artesanal na Lagoa dos Patos e estão enfrentando graves dificuldades devido às recentes inundações, que causaram danos significativos à economia local. Só naquela região, aproximadamente 4 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes que destruíram casas e equipamentos de pesca.

A situação crítica levou o jornalista Leon Sanguiné a lançar uma campanha de arrecadação de fundos para auxiliar as famílias afetadas. A ligação pessoal de Leon com a Z-3 é de longa data. “Meu pai, Jairo Sanguiné, quando era professor da UCPel, tinha o jornal O Pescador por lá, então tenho um convívio desde muito tempo na comunidade,” explica Leon. Com um histórico de convivência e uma sensibilidade notável, Leon se sentiu na obrigação de agir em favor da comunidade pela qual tem tanto carinho. “A situação da Z-3 ao longo dos últimos anos sempre me foi sensível e me deixou ansioso perceber que, para além dos prejuízos que a enchente já traz, futuramente haverá muito mais perdas para quem depende da Lagoa dos Patos para sobreviver,” ressalta.

A vaquinha, organizada de forma independente por Leon, tem como objetivo arrecadar fundos que serão doados diretamente às pessoas que estão na linha de frente do amparo à população da Z-3. “A minha ideia é fazer a doação para as pessoas que estão na linha de frente do amparo à população da Z-3. Dessa forma, eles utilizarão o valor de acordo com as principais demandas,” detalha Leon. Ele acredita que essa abordagem permitirá que os recursos sejam aplicados nas áreas de maior necessidade, proporcionando um alívio mais imediato e eficaz às famílias afetadas.

Nilmar Conceição, presidente do Sindicato dos Pescadores e Pescadoras da Colônia Z-3, relata que, além de doações em dinheiro, a comunidade pode ajudar preferencialmente com doações de kits de limpeza. Os produtos mais necessários no momento são: baldes, vassouras, sabão em pó e água sanitária. Caso você não possa contribuir com a vaquinha, mas possa doar algum desses itens para os kits de limpeza, entre em contato com Nilmar pelo telefone (53) 9 8469-3060. Nilmar também comenta que é possível fazer as doações no ponto de coleta físico no CAPA – Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia – Núcleo Pelotas, que fica no endereço R. Barão de Santa Tecla, 510 – Centro, Pelotas.

A mobilização de Leon Sanguiné é um exemplo de como o apoio comunitário e a solidariedade podem fazer a diferença em momentos de crise. Sua ajuda pode transformar a vida de muitas famílias que dependem da Lagoa dos Patos para sobreviver, auxiliando-as a superar os desafios causados pelas enchentes e a reconstruir suas vidas.

Para contribuir com a vaquinha desenvolvida exclusivamente pelo Leon para apoiar a Colônia de Pescadores Z-3, acesse a página da campanha no site Vaquinha e faça a sua doação. Com sua contribuição, você estará proporcionando esperança e apoio crucial para aqueles que mais precisam neste momento difícil.

Contato para mais informações:

Leon Sanguiné 53 9 9113-8000

Nilmar Conceição 53 9 8469-3060.

Link da vaquinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-colonia-z-3/

Local físico para doações: CAPA – Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia – Núcleo Pelotas, que fica no endereço R. Barão de Santa Tecla, 510 – Centro, Pelotas.

Redação: Luísa Brito

Foto: Eduardo Menezes

Posts Relacionados

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo