Último dia para realizar a inscrição para concorrer a delegado sindical pelo BB e pela Caixa
Empregados da Caixa aguardam respostas às demandas da categoria para a próxima reunião
Após a quarta rodada de negociação com o Banco, a avaliação é de que, embora exista um avanço no acolhimento das demandas, ainda falta uma devolutiva
Participando das negociações dos empregados da Caixa, em São Paulo, na última semana, o diretor Lucas da Cunha avalia que a Caixa teve um avanço em relação às últimas demandas e se mostra aberta a negociar, no entanto, falta uma definição sobre os pontos de pauta que envolvem o cotidiano de trabalho e afetam a rotina de trabalho da categoria.
Os empregados da Caixa aguardam retorno sobre os itens da pauta de reivindicações relacionados à emprego e carreira, jornada e teletrabalho, diversidade e inclusão, além de questões voltadas à saúde bancária e às condições de trabalho.
De acordo com Lucas, o ponto positivo da última reunião, ocorrida no último dia 26 de julho, diz respeito aos exames do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que é uma demanda específica dos bancários de Pelotas e Região. “Essa é uma questão que está sendo discutida na nossa negociação coletiva, mas que decorre, também, de legislação e que a Caixa não vem cumprindo. Como o Sindicato tem informado, nos últimos dois anos nós estamos sofrendo com a falta de médicos credenciados e queremos uma resolução definitiva para este problema”.
Conforme lembra o dirigente sindical, desde o final do ano de 2023, os funcionários da Caixa, em Pelotas, precisam se deslocar para a realização de exames em Porto alegre, o que gera uma série de problemas tanto do ponto de vista profissional quanto relacionado à condição de saúde destas pessoas. Nesta última reunião, no entanto, os bancários tiveram uma boa notícia, já que foi informado que a Caixa estaria com edital aberto para suprir esta carência nos municípios que estão sofrendo com a falta de médicos.
“Ao abordar esta demanda, de modo geral, ficamos sabendo que o banco está tratando do caso específico da nossa cidade. Isso se deve ao o ofício enviado pelo Sindicato, onde constam os nomes dos médicos de Pelotas e Região que gostariam de ser credenciados. A expectativa, agora, é de que esta situação possa ser resolvida ainda nos próximos dias”, comemora Lucas, ao lembrar que o caso dos empregados da Caixa, no município, foi objeto de uma mediação junto ao Ministério Público.
Redação: Eduardo Menezes