Campanha Nacional dos Bancários: 91 anos se comemora com luta
Em mais um ato realizado em Pelotas, na data de aniversário do Sindicato, bancários percorreram as ruas da cidade pedindo reajustes na remuneração e manutenção de direitos conquistados
A história do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região (SEEBPel) é feita de muita luta e conquistas. Ao completar 91 anos, nesta segunda-feira, dia 12 de agosto, a entidade esteve mais uma vez ocupando as ruas da cidade para dialogar com a categoria e com os clientes dos bancos sobre a necessidade de reajustes na remuneração. A exigência por valorização foi a palavra de ordem, em todo o país, com o mote “se tem lucro, tem que ter valorização”.
Dia de luta e comemoração
Acompanhados de uma charanga, os bancários percorreram as ruas centrais da cidade e puderam expor para o público uma série de reivindicações que já foram levadas às mesas de negociação. Portando cartazes que, entre outros temas, pediam: “aumento real”, “saúde mental” e “melhores condições de trabalho”, dezenas de empregados dos bancos públicos e privados receberam palavras de apoio e incentivo, além de felicitações pela data.
Sérgio Seus, diretor do Sindicato, criticou a lentidão nas negociações com a Fenaban, até o momento, e parabenizou os bancários pela data. “A gente tem uma expectativa muito grande com as negociações, mas estamos vendo uma certa morosidade por parte dos bancos em relação às nossas reivindicações, sobretudo no que diz repeito às cláusulas econômicas. E isso vem reforçar a importância histórica do nosso Sindicato, em uma data como a de hoje, já que esta entidade tem sido decisiva, ao longo dos anos, para as conquistas da categoria”, disse.
Sérgio Seus também parabenizou os bancários pela data e desejou vida longa à esta entidade quase centenária. “São noventa e um anos de uma trajetória muito bonita do Sindicato e quero parabenizar a todas e todos que fazem parte dessa história. Estamos reformulando a nossa sede para transformá-la em um espaço mais amplo e adequado às necessidades dos nossos sindicalizados. Temos ainda um longo período pela frente, de muitos anos de vida do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região”, disse.
Valorização é prioridade
Hoje, no Brasil, é de conhecimento público que as instituições bancárias têm lucros e rendimentos cada vez maiores, mas os porta-vozes da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) seguem resistentes à exigência de aumento real, rebaixando o trabalho bancário e apresentando propostas que não valorizam os salários da categoria. Participando do ato como representante da direção estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Elton Lima enfatizou esta questão e falou da importância do momento atual nas negociações com os representantes dos bancos.
“Sabemos que a situação é delicada, no Estado, mas todas as negociações salariais foram fechadas com aumento real, somente o setor bancário tem se mostrado resistente. Entendemos que há um superdimensionamento da crise que houve, em maio, em todo o Rio Grande do Sul, porque outras categorias de trabalhadores se organizaram e conseguiram ganhar o aumento real, mas ainda falta o setor bancário – um setor que vem sofrendo muito com excesso de trabalho e pressão pelo avanço tecnológico. Nós temos consciência de que os bancos têm condições de dar o aumento real para os seus trabalhadores e não podem usar esta justificativa para rebaixar os salários”, enfatizou o sindicalista.
Reta final da Campanha
Dando sequência à mobilização dos bancários, nesta terça-feira (13), ocorre a 7º rodada de negociações com a Fenaban. Além disso, os trabalhadores do Banrisul participam de uma plenária, às 18h. Os detalhes e dados de acesso desta atividade podem ser encontrados clicando aqui! Na quinta-feira, dia 15 de agosto, o movimento sindical também está convocando o banrisulenses para um Dia de Luta, solicitando que os trabalhadores do Banrisul vistam roupas pretas e mobilizem seus colegas para que façam o mesmo, já que, nesta data, a Comissão de Empregados da Empresa (COE) reúne-se com os negociadores do Banco para mais uma rodada de negociações.
Atentos à importância das mobilizações desta semana, que envolvem os banrisulenses, o ato dos bancários desta última segunda-feira (12) teve concentração na agência do Banrisul que fica localizada na rua General Osório, partindo em caminhada pelo centro da cidade e passando pelas agências da Caixa, Santander, Itaú, Bradesco e Banco do Brasil. O ponto de chegada foi a Agência Pelotas, do Banrisul, na rua Marechal Floriano, esquina com a Andrade Neves. No local, o ato foi finalizado com uma manifestação alusiva aos 91 anos do Sindicato. Entoando palavras de ordem, os bancários saudaram a categoria e convocaram os trabalhadores para se somar à reta final da Campanha Nacional.
Redação e fotos: Eduardo Menezes / SEEBPel