Lula entrega 480 unidades habitacionais para afetados pela enchente no RS
O Presidente Lula entregou 480 unidades habitacionais às famílias afetadas pelas enchentes, durante visita ao RS, na manhã desta sexta-feira (16), em Porto Alegre. Os quatro empreendimentos, Morada da Fé, Dois Irmãos, COOHAGIG e Orquídea Libertária fazem parte de uma série de medidas do Governo Federal para amparar a população afetada pelas enchentes. Ao todo, na primeira entrega, 112 famílias foram contempladas.
Além disso, o presidente também entregou as primeiras chaves do programa Compra Assistida, que beneficiou 129 famílias. A primeira moradora a receber a chave, Marizângela Nolasco, fez um relato emocionante sobre a enchente que atingiu sua casa no bairro Sarandi em Porto Alegre.
“Fui buscar meus documentos com água até o pescoço. Meu esposo entrou comigo, a maioria das coisas dentro de casa, os armários, já tinham caído e tavam boiando. O guarda-roupa ainda tava intacto. Abri e peguei a pasta com os documentos, a água pelo pescoço. Quando fomos sair da casa, a gente encontrou muitos bichos que vinham na água, aranhas, ratazanas que quando eu caminhava eles tentavam subir em cima de mim.” contou Marizângela. Ela compartilhou esse relato forte, segundo ela, para mostrar o quão grave foi a dimensão da enchente para as vítimas.
A CUT-RS também esteve presente na cerimônia de entrega, junto com outros movimentos sociais, fortalecendo o movimento de luta dos trabalhadores e solidariedade com a população afetada pela calamidade.
A convite do Governo Federal, o Governador Eduardo Leite participou da cerimônia e recebeu vaias e gritos de ‘Fora Leite’ do público presente. Durante a fala, Leite reforçou o respeito entre o governo estadual e federal, independente do lado e divisões políticas. “o povo gaúcho não é mal agradecido” afirmou Leite.
O presidente Lula iniciou sua fala com um recado direto para o governador Eduardo Leite, que tem se manifestado de forma crítica às ações do Governo Lula para o povo gaúcho. “Se o outro presidente trazia claque para te vaiar, os que estão aqui são trabalhadores.” afirmou o presidente.
Ainda na fala, Lula reafirmou o compromisso do governante com a reconstrução do RS. O presidente esclareceu o atraso no cumprimento das medidas e afirmou que os pagamentos e a construção das casas precisam ser feitos de forma correta e precisa, pelos funcionários da Caixa Econômica Federal.
Sobre o tema dos atrasos nos pagamentos de benefícios, Lula fez um pedido ao governador, para que os prefeitos apresentem o cadastro das pessoas que precisam receber o auxílio.
Durante o evento, também ocorreu a assinatura de dois novos projetos com recursos do Fundo do Desenvolvimento Social, que garantem 320 unidades habitacionais no bairro Campo Novo, com a cooperativa Dois Irmãos II, e 40 unidades habitacionais no município de Dom Pedrito com a cooperativa Bela União.
Lula assinou ainda novos projetos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) nos seguintes municípios: São Leopoldo, Taquara, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre e Canoas, que vão totalizar 1.152 novas unidades habitacionais, com investimento total de R$ 186 milhões do Governo Federal.
Ainda na tarde desta sexta (16), o presidente Lula participa da inauguração do Centro de Oncologia do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) em Porto Alegre.
Fonte: CUT-RS, redação: Cecília Petrocelli
Foto: Ricardo Stuckert / PR