Saúde Mental: Sindicato visita Agência Centro do Banrisul e oferece acolhimento à categoria
Na manhã desta terça-feira, dia 10 de dezembro, os diretores Fábio da Silveira, Rafael da Silva e Sérgio Seus estiveram acompanhando a também diretora, Raquel Gil de Oliveira, e o assessor técnico do Departamento de Saúde da Fetrafi-RS, André Guerra, em visita realizada à Agência Centro do Banrisul. Desde segunda-feira (09), os dois representantes da Federação se somaram aos dirigentes sindicais de Pelotas para a realização de uma ronda pelas agências da cidade, com o objetivo de dialogar com a base sobre a importância do cuidado com a saúde mental no ambiente de trabalho.
Na oportunidade, os dirigentes sindicais e o psicólogo da Federação prestaram solidariedade aos empregados do Banrisul, que perderam um colega recentemente, e reafirmaram o compromisso tanto do Sindicato quanto da Federação em prestar todo o suporte necessário a quem esteja em sofrimento psíquico ou esteja presenciando situações adoecedoras enfrentadas por colegas de trabalho.
Conforme explica André, esta intervenção permitiu que fosse explicado à categoria que o suicídio é um fenômeno multicausal. “É uma simplificação perigosa tentar encontrar uma “causa”. As causas são da ordem do mundo físico. A causa da ebulição da água é a temperatura chegar a 100 graus célsius. Por isso, não se pode tratar da existência humana com tamanha vulgaridade. Ocorre que é igualmente perigoso, a pretexto da multicausalidade, não darmos a devida importância que alguns fatores desempenham nesse desfecho. Um desses fatores é o meio ambiente do trabalho.”, afirmou.
Para a diretora Raquel Gil de Oliveira, que também atua como diretora de saúde da Fetrafi-RS, o ambiente de trabalho precisa promover saúde e não pode levar ao adoecimento dos trabalhadores. “Infelizmente, o ambiente nas agências bancárias têm sido uma das causas do adoecimento dos nossos colegas. O bancário passa a maior parte do seu tempo no ambiente de trabalho e, mesmo quando não está em horário de serviço, acaba não conseguindo deixar de estar envolvido com as demandas que surgem, diariamente, por conta de metas e cobranças excessivas. Essa dinâmica afeta a qualidade de tempo com a família, o descanso, o lazer e passa a interferir até mesmo na rotina de cuidado com a saúde, porque a busca por uma atividade física, muitas vezes, é motivada por lesões ocasionadas pela própria rotina de trabalho”, explica.
O Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região disponibiliza uma série de serviços de acolhimento para quem está em sofrimento psíquico. Além disso, a Fetrafi-RS colocou à disposição da categoria um canal de denúncias, anônimo, que pode ser acessado CLICANDO AQUI!
Confira os serviços de acolhimento psicológico disponibilizados pelo Sindicato:
Plantão Psicológico: faça contato pelos telefones: 53 3225-4066 e 53 98125-0596 (das 9h às 17h) ou 53 98401-98674 e 53 99118-4022 (a qualquer horário, 24h por dia). Todos os números de celular podem ser utilizados tanto para ligação quanto para troca de mensagens via whatsapp. Os atendimentos serão encaminhados pelo Sindicato, nas modalidades presencial ou remota, e realizados pela psicóloga Solaine Gotardo e pelo psicólogo André Guerra, que atua junto à Federação.
Grupo de Ação Solidária (GAS): os encontros se dão em formato de grupo, sempre nas terceiras quartas-feiras do mês, sem que haja a necessidade de contato prévio para se integrar ao coletivo e participar. Essas atividades contam com a condução da psicóloga, Solaine Gotardo, e do assistente social, Diego Gonçalves. As reuniões do GAS se dão na sala 204 da Galeria Antunes Maciel – rua Félix da Cunha, 614.
Atendimento Psicológico Individualizado: é conduzido por alunos do curso de psicologia da UFPEL, orientados pela psicóloga e professora Thaíse de Farias. Esta modalidade de acolhimento necessita de agendamento prévio, via whatsapp, pelo número (53) 981250596. O atendimento ocorre sempre às quintas-feiras, às 18h, na sala 204 da Galeria Antunes Maciel – rua Félix da Cunha, 614.
Redação: Eduardo Menezes – SEEBPel