Fetrafi-RS organiza participação de dirigentes em conferências de saúde
A partir desta terça (18/03), até o final de abril, acontecem várias conferências de saúde do trabalhador e da trabalhadora em níveis municipal, estadual e nacional.
O Coletivo de Saúde da Fetrafi-RS reuniu-se nesta segunda (17/03) para organizar a participação de dirigentes sindicais nas conferências de saúde previstas para 2025. A diretora de Saúde da Fetrafi-RS, Raquel Gil de Oliveira, que conduziu a reunião, falou sobre a importância dos bancários e bancárias participarem também dos encontros municipais e conselhos de saúde. “É fundamental que nós, trabalhadores e trabalhadoras, estejamos presentes e ativos nesses debates, defendendo nossas propostas”, pontuou.
O documento “SAÚDE É DOS TRABALHADORES – Empoderar os sindicatos, enquadrar as empresas, dever do estado”, elaborado pela Contraf-CUT, Comando Nacional dos Bancários, sindicatos e federações de bancários, traz orientações sobre a Conferência Livre Nacional – 5ª Conferência Nacional de Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras, que acontece em agosto.
São três os eixos temáticos definidos:
Eixo I – Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
Eixo II – As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora; e
Eixo III – Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o Controle Social.
Nesta quarta, 19 de março, haverá a Conferência de Saúde da Fundacentro, em São Paulo (formato híbrido). Até o final de abril, acontecem os encontros municipais e estaduais, entre eles a Conferência de Saúde das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da Contraf-CUT, no dia 26 de março. E no dia 31, tem a Conferência de Saúde da CUT.
Fonte: Fetrafi-RS