Centrais Sindicais preparam 1º de Maio de mobilização, cultura e reivindicação por direitos

Na próxima quinta-feira, 1º de maio, trabalhadores e trabalhadoras de Pelotas e região se reunirão para celebrar o Dia Internacional do Trabalhador, com um ato que combina luta, música e lazer para toda a família. O evento, que acontece a partir das 14h na Casa do Trabalhador (Rua Santa Cruz, 2454 – Centro), é organizado por centrais sindicais e promete reforçar as pautas da classe trabalhadora enquanto oferece atrações culturais gratuitas.

As centrais sindicais fazem parte do coletivo que administra a Casa do Trabalhador, entidade que completa 80 anos de existência e foi reativada em 2023. As organizações que integram a administração são Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (CUT-RS), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Força Sindical e Central Dos Sindicatos Brasileiros (CSB).

O 1º de Maio, data histórica marcada pelas conquistas e pela resistência dos trabalhadores, será palco de reivindicações importantes, como:

  • Isenção do Imposto de Renda para salários até R$ 5 mil
  • Taxação dos super-ricos
  • Redução da jornada de trabalho
  • Fim da escala 6×1
  • Repúdio à anistia para golpistas

“É um dia para lembrarmos nossas conquistas enquanto classe trabalhadora, mas também para pressionar por avanços. A redução da jornada e o fim da escala desumana de 6×1 são urgentes, bem como a isenção do imposto de renda para uma maior faixa de trabalhadores”, afirma Fabio Silveira, diretor do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região.

Além do ato político, o evento contará com brinquedos para as crianças e shows de artistas locais e regionais, incluindo Leu Kalunga, Banda R.A.M e Xana Gallo. De acordo com a organização, a programação busca unir integração e conscientização, reforçando a importância da mobilização coletiva.

Posts Relacionados

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo